Artigos

Últimos artigos publicados no site

Você Sabia? Locomoção pode ser uma ameaça à sua audição

Se você usa transporte público, diariamente, você pode se encontrar em alto risco de ter deficiência auditiva

Se você usa transporte público, diariamente, você pode se encontrar em alto risco de ter deficiência auditiva, aponta estudo canadense. Segundo o estudo, o trânsito em massa pode resultar em deficiência auditiva induzida por ruído devido o fato do indivíduo está se expondo a barulho em excesso ao usar transporte público.

Apesar dos ruídos estarem dentro do nível de segurança de ruído recomendado, mesmo assim, os usuários de transporte público estavam expostos a ruído de pico, o qual poderia colocá-los, totalmente, em risco de terem deficiência auditiva induzida por ruído, revela estudo canadense.

metro_lotado08

Níveis de ruídos em transportes
Para exemplificar como níveis de ruídos de transporte de massa são prejudiciais, foram examinados a média de níveis de ruídos em usuários de transportes em Toronto. E a pesquisa foi feita com passageiros em espera em plataforma de bondes, ônibus ou quando andavam de bicicleta, caminhavam, ou quando pegavam metrô. O estudo revelou que pessoas que andavam de bicicleta estavam expostas a ruídos mais elevados do que pessoas que caminhavam, ou pessoas que dirigiam automóveis. O teste feito em metrô mostrou que os usuários de plataformas eram expostos a sons mais elevados do que os usuários dentro do vagão do metrô. Além disso, os níveis de ruídos nas plataformas de metrô eram mais elevados do que o nível de ruído provocado em transportes particular.

Quando comparado a usuários de transporte público e particular, o estudo revelou que a exposição de ruído mais elevada de usuários eram as paradas de ônibus, o estudo também mostrou que usuários de transporte particular eram expostos a níveis mais elevados de ruído quando andavam de bicicleta.

Exposição a ruídos em horário de pico é prejudicial
O estudo revelou que exposição a ruídos nos meios de transporte eram explosões de ruído pequenas e intensas. E segundo a agência de proteção americana de meio ambiente, American authority Environmental Protection Agency (EPA), uma exposição de ruídos acima de 4 segundos de 114 dB (decibéis) e um segundo de exposição a ruído de 120 dB pode resultar em grande risco de deficiência auditiva induzida por ruído.

O nível de ruído, no horário de pico, em transportes públicos excede ao limite de exposição que foi comprovado ser simplesmente prejudicial, tanto durante um tempo longo, como também num exposição de ruído menos intensa.

“A média do nível de ruído é atualmente aceitável, mas a preocupação é o pico em que as pessoas estão se expondo” afirma Dr. Vincent Lin, pesquisador do estudo e professor associado da universidade de Toronto, University of Toronto’s department of otolaryngology, no Canadá.

As avaliações feitas em metrôs mostraram que 20% das pessoas observadas tinham a média de ruído de pico maior que 114 dB, o que excede o nível de ruído das diretrizes do limiar da EPA. Além disso, o estudo mostrou que até 85% das avaliações das paradas de ônibus estavam acima de 54% , ou seja, ultrapassava 120 dB. Portanto, o estudo revelou que os usuários de transporte de massa estavam em risco de ter deficiência auditiva induzida por ruído por conta do nível intenso de ruídos.

Sobre o estudo
O estudo foi realizado na cidade de Toronto, no Canadá em abril de 2016 com trânsito de massa incluindo metrôs, ônibus, carros, veículos particulares, ciclistas e pedestres. O nível de ruídos foi mensurado com dosímetro de ruído preso ao colarinho da camisa dos passageiros enquanto estavam usando transporte público. Todas as mensurações foram realizadas durante a semana entre às 7 da manhã às 7 da noite em veículos e plataformas. Em suma, foram realizadas 210 medições e comparadas com o limite recomendado pela EPA para descobrir quão prejudicial era o limite de ruído, o qual foi calculado em dB.

O estudo “Noise exposure while commuting in Toronto – a study of personal and public transportation in Toronto” foi publicado no Journal of Otolaryngology – Head & Neck Surgery, em novembro de 2017.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov and Journal of Otolaryngology – Head & Neck Surgery – https://www.hear-it.org/pt/locomocao-pode-ser-uma-ameaca-sua-audicao

Leave comments

Your email address will not be published.*



You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Back to top
1
Olá, Estamos prontos para ajudar.
Clique no botão para iniciar o chat via whatsapp.
Powered by